Avaliação Neuropsicológica: como funciona e qual psicóloga ideal para sua realização

Publicado por Christian Paz Peralta em 08/06/24

A avaliação neuropsicológica é um recurso que exerce um papel fundamental na saúde mental, oferecendo conhecimentos essenciais para o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes.

A seguir vamos esclarecer as dúvidas mais frequentes:

- Qual é a finalidade da neuropsicologia

- Como funciona um teste neuropsicológico

- Qual é o valor da avaliação neuropsicológica

- Como encontrar uma psicóloga para a realização da avaliação neuropsicológica

- Como agendar a primeira consulta

Me acompanhe:

Qual é o objetivo de uma avalição neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica busca detalhar o modo como o cérebro funciona e de que forma isso se conecta com o comportamento e suas funções cognitivas.

Este tipo de avaliação é essencial para identificar e compreender uma variedade de condições e particularidades que podem afetar nossa capacidade mental.

Além de ser uma ferramenta valiosa para estabelecer um diagnóstico e tratamento mais assertivo, ela também auxilia muito os pacientes a entenderem melhor suas próprias capacidades e limitações.

Como funciona uma avaliação neuropsicológica?

A avaliação inicia com uma entrevista detalhada, onde a psicóloga busca assimilar as características do paciente, seu histórico médico e qualquer incumbência que ele possa estar enfrentando.

Na etapa seguinte é realizada a aplicação de testes específicos de acordo com a idade, finalidade e questões que o avaliador está buscando responder.

Os testes e questionários são normatizados internacionalmente e medem também aspectos específicos das funções cerebrais, como atenção, memória, habilidades visuoespaciais, linguagem e funções executivas.


Etapas da avaliação neuropsicológica:

1. Entrevista inicial e anamnese (sintomas iniciais, realizado com base nas lembranças do paciente).

2. Observação clínica e aplicação de testes e questionários.

3. Interpretação dos resultados e desenvolvimento do psicodiagnóstico.

4. Elaboração do laudo e feedback.

Os resultados desses testes podem revelar padrões que indicam a presença de transtornos de desenvolvimento  como TDAH ou dislexia e até mesmo condições neurológicas como demência e lesões cerebrais traumáticas.

A avaliação neuropsicológica também pode ser utilizada para monitorar a progressão de doenças neurológicas, avaliando a eficácia de tratamentos ou intervenções terapêuticas.

Qual é o valor de uma avaliação neuropsicológica?

O valor da avaliação neuropsicológica pode variar de acordo com as características e finalidades de cada paciente.

Você pode nos enviar uma mensagem via Whatsapp para verificar se seu convênio é aceito ou solicitar uma estimativa de valores.

Fique tranquilo, só iremos responder suas perguntas, não iremos te aborrecer com mensagens indesejadas.

Como escolher e aonde encontrar uma neuropsicóloga para realizar a avaliação?

Os testes precisam ser cuidadosamente selecionados e aplicados por neuropsicólogas especializadas, que interpretam os resultados à luz do histórico clínico e comportamental do paciente.

Caso precise de ajuda para encontrar uma psicóloga para realizar uma avaliação neuropsicológica entre em contato conosco através de nosso Whatsapp.

Podemos indicar a profissional ideal de acordo com seu objetivo e disponibilidade.

ARTIGOS RELACIONADOS