Terapia de casal: como funciona, quando fazer e qual especialista escolher

Publicado por Christian Paz Peralta em 27/07/20

Quando o assunto é felicidade, muitos estudos apontam que a satisfação na vida a dois é considerada mais importante do que fatores como sucesso profissional, moradia e finanças.

Porém, essa satisfação às vezes se torna mais complexa de se alcançar. Com o tempo a relação do casal começa a passar por algumas dificuldades e a comunicação para se resolver os conflitos se torna ineficaz.

Buscando a ajuda de uma pessoa neutra, que facilite a escuta e a conversa de forma harmônica, muitos casais recorrem à terapia de casal.

Nesse artigo você entenderá:

- Quando buscar a ajuda de uma terapeuta de casal.
- Como funcionam as consultas de uma terapia de casal

- De que forma a terapeuta de casal pode ajudar
- Como encontrar a especialista ideal

Vamos lá.

Quando buscar uma terapeuta de casal?

Após algum tempo juntos, o casal pode se deparar com diferenças e problemas no relacionamento que se tornam difíceis de lidar.

Isso acaba resultando em brigas intermináveis e provoca um desgaste severo na relação.

Essas crises são decorrentes dos inúmeros momentos de mudança e problemas que a vida à dois apresenta no dia a dia.

Quando a relação está desgastada e o diálogo está difícil é o momento de buscar a ajuda de uma psicóloga especialista em terapia de casal.

Na terapia de casal se cria um ambiente neutro e protegido. Com isso pode-se buscar soluções para os impasses e minimizar o desconforto da convivência.

Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas casais maduros que buscam a terapia de casal.

É comum também que recém-casados ou namorados recorram ao auxílio de uma psicóloga para trabalhar melhor as questões referentes à comunicação e resolver seus conflitos.

Como são as consultas na terapia de casal?

Nas primeiras sessões é realizada uma avaliação inicial para identificar os sentimentos e comportamentos que estão tornando o relacionamento disfuncional.

Cada cônjuge terá oportunidade para expor seu ponto de vista, sendo intermediado pela terapeuta.

Essa intermediação da psicóloga cria um ambiente livre de acusações e julgamentos, onde o principal objetivo é restabelecer o diálogo saudável do casal.

Isso torna a comunicação mais eficaz e auxilia a resolução de conflitos.

Eventualmente pode ser realizada também uma sessão individual com cada cônjuge.

O objetivo é identificar quais são de fato os conflitos do casal e quais são os conflitos individuais que estão influenciando na relação.

E não precisa se preocupar, o que acontece no consultório fica no consultório.

As psicólogas são obrigadas eticamente e através de legislação rigorosa a guardar sigilo absoluto e inviolável de tudo o que os seus pacientes lhes contarem ou de qualquer assunto que esteja relacionado às consultas. 

Como a terapeuta de casal pode ajudar?

Especializada e focada no relacionamento, a psicóloga utiliza técnicas e intermédios que visam manejar as dificuldades encontradas pelo casal, aumentando assim a satisfação conjugal.

Vale lembrar que a psicologia é uma ciência e seus métodos são desenvolvidos obedecendo a critérios científicos estudados sobre o comportamento humano.

Explorando conceitos como cognição, percepção, inteligência, motivação, funcionamento do cérebro humano, comportamento e personalidade, a psicóloga é capaz de auxiliar o casal a desenvolver habilidades para a resolução dos problemas.

Utilizando essas técnicas em conjunto, o objetivo é auxiliar o desenvolvimento de estratégias construtivas como:

- Comunicação Respeitosa
- Percepção do conflito como oportunidade de melhorar o relacionamento
- Clareza sobre a responsabilidade dos cônjuges
- Flexibilidade e Tolerância

Com essa atuação, o casal consegue desenvolver mais possibilidades na resolução de problemas, reorganizando sua vida a dois.

Com apoio mútuo e confiança para promover as mudanças necessárias, o passado pode ser assimilado e o presente reformulado, tornando a união funcional e prazerosa para ambos. 

Qual especialista escolher para a terapia de casal?

Em primeiro lugar é importante verificar se a psicóloga está credenciada ao seu respectivo Conselho Regional de Psicologia.

Ele é o órgão competente que fiscaliza e regulamenta a profissão.

Verifique também se a profissional possui a experiência necessária para conduzir uma terapia de casal.

A psicologia possui várias vertentes e não são todas as profissionais que se especializam nessa área.

Para não errar, busque dar preferência para as que possuem perfil profissional detalhado na internet.

Caso ainda reste alguma dúvida, entre em contato com a clínica e peça referências mais detalhadas.

Outro fator importante que deve ser levado em conta é a localização do consultório e o horário em que as consultas podem acontecer.

Como a frequência das sessões é quase sempre semanal, o local de atendimento deve ser de fácil acesso e precisa oferecer um amplo horário de atendimento, visto que o casal deverá encontrar um horário em comum para ambos.

Caso precise de ajuda para encontrar uma psicóloga especialista em terapia de casal ou queira esclarecer alguma dúvida, entre em contato conosco através do Whatsapp.

Podemos indicar a profissional ideal de acordo com o objetivo e a disponibilidade de vocês dois.

Conte conosco!

ARTIGOS RELACIONADOS