Orientação profissional: como funciona, quando fazer e qual especialista escolher

Publicado por Christian Paz Peralta em 22/05/20

Escolher uma carreira profissional pode ser um processo bem complicado quando você não sabe ao certo o que fazer.

Com medo de errar na escolha da profissão, muitos vestibulandos optam por procurar psicólogos especializados no assunto para evitar qualquer equívoco.

Nesse artigo você entenderá:

- O que é a orientação profissional.

- A diferença entre orientação profissional e teste vocacional.

- Como funciona uma orientação profissional

- Os três pilares da orientação profissional

- Qual profissional escolher para realizar a orientação profissional.


Vamos começar.

O que é a orientação profissional

Provavelmente você conhece alguém que ingressou em determinado curso na universidade e acabou descontinuando por perceber que aquilo não era bem o que ele queria.

Além desses, há os que concluem a graduação e acabam por nunca exercer a profissão.

Dentre as muitas variáveis que tentam explicar tais fatos, não seria exagero dizer que a falta de uma prévia orientação profissional adequada poderia mudar esse cenário.

A orientação profissional busca uma forma de compreender melhor suas preferências, habilidades, potenciais e fragilidades.

Com isso é possível identificar aspectos que ás vezes passam despercebidos mas que podem fazer grande diferença na hora de definir uma carreira.

"O que você quer ser quando crescer?"

Indagação comum quando criança, a dúvida fica ainda maior na adolescência, principalmente quando estamos próximos ao vestibular.

Por si, a fase da adolescência já é um período bastante conturbado.

As inúmeras transformações psicológicas, físicas e biológicas se somam à complexa decisão de qual profissão seguir.

Os questionamentos são diversos: devo escolher uma profissão por prazer ou preciso medir também o retorno financeiro? E se eu não gostar do curso que escolhi?

A orientação profissional se apresenta como uma forma de solucionar os conflitos pessoais, fazendo com que você se conheça melhor e entendendo quais são suas reais habilidades e interesses.

Qual é a diferença entre orientação profissional e teste vocacional?

A orientação profissional é equivocadamente conhecida como “teste vocacional” ou “orientação vocacional”.

Diversos sites oferecem testes genéricos com respostas de múltipla escolha e um questionário simples.

Esses questionários apenas buscam mostrar algumas aptidões, ou seja, a sua capacidade para atuar bem em uma determinada área.

Porém a escolha da profissão a ser seguida não está ligada somente à aptidão, mas também à sua personalidade e expectativa com relação ao futuro.

Tais características não podem ser pontuadas por um programa de computador, é preciso cruzar as informações.

Por isso, o trabalho desenvolvido em uma orientação profissional não se dá somente pela aplicação de testes psicológicos.

Muito além disso, o objetivo do processo de orientação é facilitar a escolha da profissão, oportunizando o contato com a realidade e desenvolvendo o autoconhecimento para uma tomada de decisão madura.

Como funciona uma orientação profissional

Nos encontros com a psicóloga especialista, o orientado vivencia e compartilha suas dúvidas e ansiedades diante da escolha, do vestibular e da carreira profissional.

Tudo é feito de um jeito agradável, com debates, testes e dinâmicas.

Dessa forma se tem a possibilidade de planejar e traçar o percurso profissional de uma maneira autônoma, reflexiva e com menos sofrimento.

A orientação profissional também é uma excelente oportunidade para receber acompanhamento de um profissional que não possui nenhum envolvimento com o orientado, deixando de lado qualquer carga emocional ou influência em suas decisões.

Por ser um acompanhamento mais focado, solucionando as diversas incertezas que podem surgir durante o processo, o indivíduo terá mais maturidade e conhecimento sobre a escolha de sua carreira profissional.

Os 3 pilares da orientação profissional

Conforme o objetivo, uma orientação profissional pode ser desenvolvida utilizando diferentes métodos.

Entretanto, há três elementos que compõem os alicerces de toda orientação:

AUTOCONHECIMENTO: Desenvolver melhor a percepção de si e atenuar a ansiedade e o estresse com relação a esse momento da vida.

INFORMAÇÃO PROFISSIONAL: Auxiliar a construir/planejar o percurso profissional, tendo em vista o projeto de vida do orientando, fortalecendo o compromisso com sua escolha.

TESTES PSICOLÓGICOS: Elaborar relatórios que indiquem o perfil profissional compatível com as características psicológicas e de personalidades apresentadas.

É importante lembrar: de acordo com a legislação brasileira, apenas psicólogas com registro no Conselho Regional de Psicologia estão autorizadas a aplicar e interpretar testes psicológicos.

Aonde encontrar uma psicóloga para realizar a orientação profissional

Embora somente psicólogas tenham competência para aplicar e interpretar os testes, é importante dizer que não são todas que realizam a orientação profissional.

Isso ocorre pois muitas profissionais optam por seguir em diferentes segmentos da psicologia.

Para executar uma orientação profissional a psicóloga precisa de conhecimento e material específico para aplicar a metodologia.

Por isso, ao buscar uma profissional, você deve estar atento se ela é psicóloga credenciada e se possui a formação necessária.

Caso precise de ajuda para encontrar uma psicóloga especialista em orientação profissional ou queira esclarecer alguma dúvida, entre em contato conosco através do Whatsapp.

Podemos indicar a profissional ideal de acordo com seu objetivo e disponibilidade.

Ter uma boa orientação profissional pode refletir profundamente no seu futuro.

Conte conosco para auxiliar nesse processo.

ARTIGOS RELACIONADOS