A gravidez é um período de diversas mudanças físicas e emocionais para a mulher.
Para assegurar uma gestação saudável e um bom desenvolvimento do bebê o acompanhamento de uma nutricionista com experiência em gestantes e lactantes é fundamental.
A seguir você irá saber:
- Como funciona o acompanhamento da nutricionista para gestantes?
- Qual plano alimentar é mais adequado para uma gravidez saudável?
- Quais alimentos devem ser evitados na gravidez?
- Quais suplementos devem ser ingeridos durante a gestação?
- Como a nutricionista pode auxiliar o melhor desenvolvimento do bebê?
Vamos juntos.
A nutricionista para gestantes irá orientar a mulher sobre a alimentação adequada durante a gravidez.
Para isso ela irá realizar a análise corporal da gestante e desenvolverá um plano alimentar com base nas suas necessidades nutricionais, preferências alimentares e período gestacional.
Nesse acompanhamento também será avaliado o ganho de peso da mulher, que deve ser monitorado a fim de evitar contratempos como a diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e hipertensão.
O plano alimentar para gestantes deve orientar e estimular o consumo de alimentos ricos em nutrientes fundamentais para a formação do bebê, como ácido fólico, ferro, cálcio, proteínas, vitaminas e minerais.
Também é relevante dar preferência aos alimentos naturais e integrais, evitando alimentos processados, com muito açúcar, sal e gorduras.
Outro fator muito importante é a quantidade a ser ingerida.
Isso irá depender de alguns elementos como o peso pré-gestacional, o ganho de peso esperado, o apetite e a frequência de atividades físicas.
Alguns alimentos específicos podem representar riscos para a gestante e para o bebê, por isso devem ser evitados ou consumidos com cautela na gravidez:
- Carnes cruas ou mal cozidas, que podem conter bactérias ou parasitas que causam infecções.
- Peixes com alto teor de mercúrio, como peixe-espada, tubarão e cavala, que podem afetar o desenvolvimento neurológico do bebê.
- Queijos não pasteurizados, como brie, camembert e roquefort, que podem conter bactérias que causam listeriose.
- Ovos crus ou mal cozidos, que podem conter bactérias que causam salmonelose.
- Embutidos, como salsicha, presunto e salame, que podem conter bactérias que causam toxoplasmose.
- Frutas e verduras não lavadas ou descascadas, que podem conter agrotóxicos ou micro-organismos nocivos.
- Adoçantes artificiais, como aspartame e sacarina, que podem ter efeitos adversos sobre o metabolismo da mãe e do bebê.
Além desses alimentos, há outros que podem ser recomendado evitar. Isso irá depender de possíveis alergias ou intolerâncias que a mãe já possua ou venha a manifestar durante a gestação.
Grande parte das gestantes precisa tomar suplementos de ácido fólico, cálcio e ferro durante a gravidez.
Esses nutrientes são vitais para um melhor desenvolvimento pois contribuem para a formação do tubo neural, do sangue e dos ossos do bebê.
Além disso, algumas gestantes podem precisar suplementos adicionais, como ômega-3, vitamina D, e iodo.
A nutricionista poderá indicar quais suplementos são indicados para cada caso.
Caso precise de ajuda para encontrar uma nutricionista com foco em gestantes e lactantes entre em contato conosco através de nosso Whatsapp.
Nossas profissionais possuem horários das 8h ás 22h de segunda a sábado e podemos indicar a profissional ideal de acordo com sua disponibilidade. Consulte os convênios aceitos.
Todas as nossas nutricionistas são credenciadas ao Conselho Federal de Nutrição. Ele é o órgão que fiscaliza e regulamenta a profissão e os procedimentos realizados.
Uma alimentação saudável na gravidez é aquela que fornece todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê e para a manutenção da saúde da mãe. Consulte uma nutricionista para auxiliá-la nesse processo.
ARTIGOS RELACIONADOS