html templates

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PSICOLOGIA

Como é a primeira consulta com a psicóloga?

Muitas pessoas ficam ansiosas e cheias de dúvidas antes de ir à primeira consulta, mas não há motivo para que você se sinta nervoso.


É nesse momento que você irá conhecer a clínica e a psicóloga. Ela por sua vez, buscará conhecer você e o que te trouxe ali. E não se preocupe se não souber responder, vocês poderão descobrir isso juntos. 

Como a psicóloga pode me ajudar?

A psicologia é uma ciência e seus métodos são desenvolvidos obedecendo a critérios científicos, ou seja, propondo-se hipóteses e testando-as, sendo ensinados em quase todas as formações de nível superior.


Explorando conceitos como percepção, cognição, atenção, emoção, inteligência, fenomenologia, motivação, funcionamento do cérebro humano, personalidade e comportamento, a psicóloga é capaz de auxiliar o paciente na sua demanda.

É normal ter dificuldades em falar na primeira consulta?

É perfeitamente normal. Nas consultas iniciais pode ser que você sinta nervosismo e alguma timidez, que resulta do receio de se expôr e também da expectativa que traz em relação à consulta. 


Isso é compreensível porque somos seres humanos com distintas emoções e sentimentos. Mas fique tranquilo, a timidez e a insegurança vão desaparecendo à medida que as sessões passam e você comece a confiar mais na sua terapeuta.


Tenha sempre em mente que a terapia não é um milagre, talvez demore um pouco até que você comece a perceber as mudanças práticas que esse tipo de exercício vai ter em sua vida, mas uma vez que isso aconteça, é realmente libertador.

Há sigilo absoluto no que eu contar à psicóloga?

Sim, as psicólogas são obrigadas eticamente e através de legislação rigorosa a guardar sigilo absoluto e inviolável de tudo o que os seus pacientes lhes contarem ou de qualquer assunto que esteja relacionado às consultas.