make your own site

ACUMULADORES, A BAGUNÇA DE QUEM ACUMULA AS DORES

Artigo escrito por:  Joice Lamas

Acumulação não é apenas juntar coisas, ela também envolve uma ligação emocional. O motivo que leva alguém a acumular varia de pessoa pra pessoa, mas geralmente se inicia após algum trauma. Exemplo:


Maria perdeu um filho > Maria não soube lidar com o sofrimento pela perda e precisava manter o foco longe desta dor > Maria começou acumular


A ideia de sentir a dor (qualquer que seja) é tão angustiante que precisa ser deslocada para algo mais ou menos distante do trauma original.


O problema é que as dores acabam também ficando acumuladas em algum lugar e para que o acumulador consiga tomar consciência de seu estado compulsivo, é necessário encontrar o trauma original e se permitir viver o luto que foi retardado pela acumulação. Nesse caso o acompanhamento psicológico é fundamental.


A acumulação se assemelha com os vícios em geral, como jogos, drogas e alcool.Todos eles cumprem a mesma função: esconder as emoções que não são suportáveis naquele momento. Em nenhum momento fazem essas emoções e dores desaparecerem de fato, e ainda acabam se torando mais um sofrimento.


AGENDE SUA CONSULTA

CONECTE-SE