Quer seu empréstimo aprovado? Faça-o pela manhã

A princípio, o horário não deveria fazer diferença para ter o crédito aprovado, certo? Errado.

Os bancos descobriram que o horário pode ser um dos indicadores da situação e do perfil de quem precisa tomar dinheiro emprestado e também um previsor do comportamento futuro dessas pessoas.

Quando um cliente solicita um empréstimo se analisam três coisas: capacidade de pagamento, liquidez dos bens que ela possui e propensão para pagar ou não o empréstimo.

Porém isso não é tão simples assim, o sistema de inteligência analisa cerca de mil indicadores para atribuir uma espécie de “nota” ao potencial cliente.

Entram na conta não só os tradicionais comprovantes financeiros mas também pecinhas que e motor de inteligência da empresa consegue reunir a partir da internet.

É o caso do horário de acesso. Desenvolvedores, cientistas de dados e analistas financeiros consideram que as pessoas mais aptas a obter crédito são as que acessam o computador pela manhã, a partir do trabalho.

Isso sugere que elas estão empregadas e portanto, possuem mais chances de reequilibrar as contas, honrar dívidas e planejar o futuro.

Isso explica porque a taxa de aprovação de crédito pela manhã é 250% superior.

Quem procura crédito de madrugada provavelmente, já tem um problema financeiro mais relevante: pode estar ‘negativado’ ou ter perdido o emprego.

O mau comportamento de crédito o leva a buscar dinheiro de madrugada.

Além disso, são analisados também dados inusitados, como a versão do browser e do sistema operacional do computador do solicitante.

O sistema “julga” que se você possui um aparelho antigo ou sistema ultrapassado, isso denuncia que sua situação financeira não é segura.

 


Gostou deste artigo?

+ Leia também: O que um experimento social dos anos 50 pode nos ensinar sobre o cenário político do Brasil

+ Leia também: Os 5 motivos que fazem você gostar tanto de listas

+ Acesse nossa página no Facebook