Brinquedos “de menina” afastam as garotas da ciência

Os estereótipos de gênero começam cedo na vida.

Mesmo antes do bebê nascer, os pais pintam o quarto de rosa se vier uma menina ou de azul, caso venha um menino.

Quando a cor não identifica o sexo do bebê, as roupinhas, os brinquedos e os enfeites do quarto entregam e assim começa a segregação.

Não há dúvidas sobre a interferência desses estereótipos precoces na construção da identidade de gênero, o que acaba influenciando também nas escolhas profissionais.

Isso ajuda a explicar um pouco porque as mulheres não são tão presentes na ciência quanto os homens.

O lugar das mulheres dentro dos laboratórios começa a ser cerceado ainda na infância. E o dos homens, incentivado.

Os brinquedos sexistas fecham as portas da ciência na cara das mulheres.

Barbies, panelinhas, bonecas e a maioria dos brinquedos tidos como “femininos” não instigam a criatividade, o senso crítico e o desenvolvimento de habilidades motoras.

Pelo contrário, são objetos atrelados à passividade, à vaidade e à subserviência.

Já brinquedos “de menino”, como Legos, carrinhos, jogos de química, maletas de mecânico, dão mais oportunidades para a criança ficar exposta a brincadeiras que envolvam ciência e engenharia.

O problema de como induzimos estereótipos de gênero em nossos filhos começa incrivelmente cedo.

Um estudo realizado pelo psicólogo Andrew Meltzoff  na Universidade de Washington, mostra que o estereótipo de que as ciências exatas são para meninos aparece antes do 2º ano do ensino fundamental.

Um grupo de 247 crianças de 1ª a 5ª série participou de testes que associavam matemática e gênero.

Em um dos testes, foi pedido às crianças que combinassem quatro tipos de palavras: nomes de meninos, nomes de meninas, palavras relacionadas à matemática e palavras comuns.

Como esperado, a maioria das crianças – tanto meninos como meninas – associou os termos matemáticos a nomes de meninos. Além disso, no teste de autoavaliação, mais meninos do que meninas se declararam identificados com perfil matemático.

 


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